13/03/2026
Rumouris News»Notícias»Cosan vende ativos para conter crise

Cosan vende ativos para conter crise

A Cosan anunciou nesta segunda-feira que pretende reduzir o endividamento da sua holding por meio da venda de participações em seu portfólio de negócios. A empresa não especificou quais ativos poderão ser colocados à venda.

Segundo a empresa, a medida busca gerar eficiência financeira. A declaração foi dada pelo presidente da Cosan, Luiz Augusto de Castro Neves (Martins).

A informação foi divulgada em um contexto em que o grupo avalia suas opções para fortalecer sua estrutura de capital. A venda de participações é um dos caminhos previstos para conter a crise e melhorar os indicadores financeiros.

Não há detalhes sobre o cronograma ou o valor esperado com as transações. A empresa deve comunicar o mercado conforme as negociações avancem e forem concretizadas.

A estratégia de desinvestimento faz parte de uma revisão mais ampla do portfólio da companhia. Outras empresas do grupo não foram mencionadas no comunicado inicial sobre o plano.

O anúncio foi feito em meio a um período de ajustes no setor. A Cosan é um conglomerado com atuação em diversos segmentos, incluindo combustíveis, logística e açúcar e álcool.

Em notícia relacionada ao setor empresarial, a montadora Renault também divulgou seus planos estratégicos. A empresa francesa traçou um plano para expandir suas vendas fora do mercado europeu em mais de 60% nos próximos anos.

A Renault busca diversificar sua presença geográfica e reduzir a dependência de sua região de origem. A estratégia global inclui um foco maior em mercados da América Latina, Ásia e África.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeida

Ver todos os posts →