O Dia D de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes ocorre nesta quinta-feira (14), com ações educativas em diferentes pontos do Distrito Federal. As atividades integram a Operação Caminhos Seguros 2026 e fazem parte da campanha Maio Laranja, que reforça a conscientização e o enfrentamento à violência infantojuvenil.
No período da manhã, das 8h às 12h, será realizada uma blitz educativa na unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Santa Maria. Durante a ação, equipes da Secretaria de Justiça do DF e de órgãos parceiros abordarão motoristas e passageiros para distribuir materiais informativos e orientar a população sobre prevenção, identificação e denúncia de casos de violência contra crianças e adolescentes.
À tarde, a mobilização segue nas proximidades da Feira dos Importados, em parceria com o Detran-DF. A ação também prevê abordagens a veículos e distribuição de materiais educativos voltados à conscientização da população. O objetivo é alertar a sociedade sobre a importância de proteger crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual.
A campanha Maio Laranja ocorre anualmente no Brasil e busca mobilizar a sociedade para a prevenção de violências. O Dia D deste ano no DF reforça a necessidade de denunciar suspeitas de abuso. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, canal nacional de proteção de direitos humanos, ou pelo Conselho Tutelar mais próximo.
