O concurso da Polícia Civil da Bahia (PC BA) teve uma retificação publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (29). O termo aditivo altera as regras das provas organizadas pelo Instituto AOCP. A seleção oferece 750 vagas para cargos de nível superior.
A mudança foca na estrutura do conteúdo exigido e nos critérios de correção da fase escrita. O edital oficial da seleção é considerado iminente. As alterações impactam diretamente a preparação dos candidatos.
Para o cargo de delegado, serão duas questões abertas de estudo de caso e a elaboração de uma peça cautelar ou peça de inquérito policial. Para investigador e escrivão, serão quatro questões dissertativas.
A correção das provas discursivas da ampla concorrência será feita em até quatro vezes o número de vagas, considerando os empatados na última posição. Para candidatos negros, a correção será em quantitativo igual ao da ampla concorrência. Para pessoas com deficiência, todas as provas discursivas dos candidatos habilitados na fase objetiva serão corrigidas.
O concurso terá três etapas. A primeira será de provas objetivas. A segunda, de prova discursiva. A terceira, de prova de títulos. A primeira e a segunda etapa ocorrerão presencialmente em Salvador. O procedimento de heteroidentificação também será presencial na capital baiana para candidatos autodeclarados negros habilitados na fase discursiva.
A seleção prevê 750 vagas imediatas. A expectativa é que o órgão convoque até três vezes o número de vagas ao longo do prazo de validade do certame. As vagas são distribuídas entre os cargos de delegado (100 vagas), escrivão (150 vagas) e investigador (500 vagas). Todos os cargos exigem ensino superior.
